Educação cristã a serviço da verdade e da santidade

FAMÍLIA: PRIMEIRA ESCOLA

Um dos atos mais caridosos que se pode ter com o próximo é instruí-lo ou ensiná-lo a respeito de um tema ou realidade. A Igreja reconhece e elenca esse ato como uma das obras de misericórdia espirituais: ENSINAR OS IGNORANTES. Há quem pense que esse gesto está restrito aos professores, educadores e outros profissionais que atuam na educação. “O primeiro ambiente natural e necessário da educação é a família, precisamente a isto destinada pelo Criador” (1). Essa citação, retirada da Encíclica de Pio XI sobre educação cristã resume bem o papel da família na instrução dos filhos: os pais devem ser protagonistas e elementos fundamentais para a formação completa daqueles a quem Deus confiou os cuidados. A educação cristã não se encerra somente nas habilidades intelectuais, mas trata de todas as dimensões do ser humano, como a vida espiritual, a constante busca por viver as virtudes, a busca pela santidade e a intimidade com Deus. “Com efeito nunca deve perder-se de vista que o sujeito da educação cristã é o homem, o homem todo, espírito unido ao corpo em unidade de natureza, com todas as suas faculdades naturais e sobrenaturais” (1).

QUAL O PAPEL DOS PAIS?

Quem tem filhos em idade de escolarização talvez esteja mais atualizado sobre a realidade educacional do Brasil. Segundo a mais recente avaliação internacional PISA (2), estamos nas últimas colocações no ranking em leitura, aprendizagem em matemática e aprendizagem em ciências. Será que nossos alunos também estariam nas últimas colocações, se fosse possível avaliar o desenvolvimento pessoal, de caráter, de virtudes, de vida espiritual? As crianças levam para a escola aquilo que aprendem dentro de casa; as consequências de muitos pecados são sentidas na escola: violência de todos os tipos acabam por atingir a alunos e professores. O tema sobre a decadência do nosso ensino é bastante complexo e a solução também é. Quero destacar apenas um aspecto que contribui para esse péssimo cenário: a ausência total dos pais e responsáveis da vida educacional dos filhos. Minha experiência como professor de escola pública mostra o descaso total e abandono por parte da maioria dos pais em relação ao acompanhamento dos filhos: não se tem presença, não se tem cobrança, não se tem prática de boas obras e, acima de tudo, não se tem exemplo no dia a dia.

Portanto, rogamos instantemente, pelas entranhas de Jesus Cristo, aos Pastores de almas, que nas instruções e catequeses, pela palavra e por escritos largamente divulgados, empreguem todos os meios para recordar aos pais cristãos as suas gravíssimas obrigações não só teórica ou genericamente, mas também praticamente e em particular cada uma das suas obrigações relativas à educação religiosa, moral e civil dos filhos e os métodos mais apropriados para atuá-la eficazmente, além do exemplo da sua vida” (1). Nesse trecho, Pio XI mais uma vez recorda que cabe à família, auxiliada pela Igreja e pelo Estado, assumir com protagonismo a educação dos filhos, pois é a missão natural que Deus confia ao casal, quando recebe a graça da paternidade. Ainda destaco a última frase da citação: é necessário ser exemplo de vida dentro de casa, pois é principalmente com os gestos que a criança é educada; é necessário que os pais sejam um exemplo de santidade e de pessoas que realmente valorizam a educação, não somente com palavras, mas com suas atitudes. Na verdade, testemunhar Cristo com a vida deve ser missão e vocação de todo batizado.

IGREJA E CIÊNCIA

A educação é uma belíssima forma de elevar a pessoa humana até os conhecimentos da realidade em que está imersa. As ciências em geral são ferramentas que nos aproximam d’Aquele que é o Arquiteto de todo o mundo; todas essas realidades só possuem um propósito: o louvor a Deus. “Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!” (3)

Há uma falsa ideia que permeia o senso comum de que a fé e a ciência são aspectos da vida humana que estão em lados opostos e em constante atrito. Todavia, a Igreja foi e continua a ser grande incentivadora do progresso científico. Há um vasto número de religiosos e religiosas que contribuíram muito para nas diversas áreas do conhecimento, que impactaram diretamente na vida da sociedade atual; esses intelectuais, com certeza, são desconhecidos pela grande maioria das pessoas. Cito aqui nomes como: Roger Bacon (franciscano responsável pelo método científico); Georges Lemaitre (padre belga, astrônomo, cosmólogo e físico que criou a popular teoria do átomo primordial ou big bang); Gregor Mendel (agostiniano austríaco e pai da genética); Guido D’Arezzo (monge inventor do tetragrama utilizado na notação musical).

Fé e a ciência de forma nenhuma são antagônicas. Quanto mais nos aproximamos da verdade científica, mais nos aproximamos de Deus, que criou todas as coisas dando ao homem a liberdade e inteligência para explorar a Criação e discernir com sabedoria qual é a fonte de suas descobertas. Se você parar por um instante e refletir sobre a perfeição do Universo, das criaturas e das leis que regem o funcionamento de todas as coisas, será muito difícil deduzir que toda essa perfeição foi obra de um acaso: “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom” (4).

QUAL A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO CRISTÃ?

O fim próprio e imediato da educação cristã é cooperar com a graça divina na formação do verdadeiro e perfeito cristão” (1). Ser um perfeito cristão faz de nós bons cidadãos, bons profissionais e, sobretudo, nos une intimamente a Deus. Mesmo que a escola do seu filho não adote este modelo de ensino, você, pai e mãe, pode viver os princípios da educação cristã dentro do seu lar.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Raul Cézar Aparecido dos Santos Cid
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

NOTAS

  1. PP. PIO XI, Carta Encíclica Divini illius magistri

  2. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/12/05/ranking-da-educacao-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-no-pisa-2022-veja-notas-de-81-paises-em-matematica-ciencias-e-leitura.ghtml. Acesso em 08/01/2024.

  3. Dn 3,57.

  4. Gn 1,31.

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