Crer de fato em alguma coisa sempre foi um tema muito discutido na história da humanidade. Dizem por aí que é importante crer em alguma força maior que pode nos sustentar e dar sentido à nossa vida.
Eu te digo mais, é preciso crer em Deus! Não em qualquer outra coisa que possa aparecer na sua vida, mas crer nele e deixá-lo agir para que sua vida possa avançar e alcançar a vitória que Ele tem reservado para você.
Que Deus é esse, que tudo pode e tudo realiza? Eu creio! E você? Se você crê, saiba que existe algo que devemos fazer para que Ele possa agir. Deus é tão cavalheiro que Ele não invade a intimidade do seu coração e o força a viver um grande amor com Ele. Ele simplesmente nos respeita e nos dá total liberdade de lhe aceitar ou não. Isso se chama livre arbítrio.
Deus nos deixa livres! Livres para decidir o que queremos. Mas quando decidimos crer nele e no que ele é capaz de realizar, ele pode agir de maneira poderosa e nos fazer experimentar coisas que nunca imaginamos, coisas que nunca nem sequer sonhamos.
As doutrinas e a crença.
O Catecismo da Igreja Católica, nos apresenta uma série de doutrinas nas quais o fiel católico deve crer, e ainda desenvolve um verdadeiro roteiro da vida de fé, que nos ajuda a crescer espiritualmente. No índice geral do Catecismo Católico, vemos quatro partes que são contempladas: A Profissão de Fé, A Celebração do Mistério Cristão, A Vida em Cristo e a Oração Cristã.
Olhando profundamente para estas quatro partes, temos o itinerário de vida cristã, que parte da Fé como dom dado por Deus e resposta humana no encontro com Jesus Cristo. O “Creio”, que é símbolo da fé possui os conteúdos fundamentais da revelação divina. Jesus Cristo é aquele que vem, realiza sua obra e o Espírito Santo concretiza a obra salvadora de Deus em nossas vidas. Deus nos dá o dom para que possamos ter um verdadeiro encontro com Cristo.
Sacramentos nos levar a tocar a fé!
Em seguida temos os sacramentos que a igreja nos ensina e nos prepara para que a nossa fé seja cada vez mais alimentada e desenvolvida. Existe uma graça divina que é derramada em nossas vidas através de cada sacramento e isso nos fortalece a viver a fé de maneira concreta e real.
Os sacramentos do Batismo, Confirmação, Eucaristia realizam o dom da iniciação à vida divina, que só podem se desenvolver se a pessoa viver na presença de Cristo. A Penitência e Unção dos Enfermos são sacramentos de cura e preparação para o perdão dos pecados e ajuda a pessoa a se mergulhar em Deus, se colocando pequeno diante da grandeza daquele que é!
A Ordem e o Matrimônio colocam a vida humana na benção e fecundidade da missão do Reino de Deus: construção da família humana como família de Deus. Existe então todo um propósito para cada sacramento bem vivido. Tudo para desenvolver a nossa fé e nos aproximar cada vez mais de Deus.
É preciso crer!
A única coisa que pode impedir que tudo isso porte frutos é você não crer. Se você não acredita, não tem esperança nos sacramentos vividos, nada disso pode crescer e se tornar uma verdadeira fé. É preciso crer! E esperar que Deus aja através de todas essas armas espirituais que a própria igreja nos dá.
Isso faz parte da terceira parte da vida cristã: Viver em Cristo. Nele e para Ele é que a pessoa humana foi criada como “imagem e semelhança de Deus”. Os ensinamentos de Jesus levam à plenitude a comunicação da Palavra de Deus e o sentido mais pleno de todos os mandamentos divinos. Temos aí os Dez mandamentos.
E a quarta parte é a oração na vida cristã. Se eu creio, eu rezo e faço a minha parte para que a grandeza de Deus penetre na minha pequenez. A nossa oração é capaz de mudar montanhas de lugar. Ela tem um poder imensurável. Mas somente se você crer.
Nada no mundo espiritual pode acontecer com autoridade do nome de Jesus se você não crer. A fé move tudo!
Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “a fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse, revelou e a Santa Igreja nos propõe a crer, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, “o homem livremente se entrega todo a Deus”. Por isso, o fiel procura conhecer e fazer à vontade d’Ele.
Temos que clamar a Deus a graça de conseguir crer! Precisamos desta graça em nossas vidas para que tudo tenha um fluir espiritual! Que terrível seria se nossas vidas fossem somente guiadas e conduzidas pelas coisas do mundo. Que tristeza seria!
Proclame em sua vida a ação poderosa do Espírito Santo de Deus! Que tudo pode e peça incessantemente que Ele venha te adentrar e moldar o seu coração com esta fé que nada pode abalar.
Te convido a rezar esta oração que nos é dada pela comunidade Canção Nova:
“Senhor, eu creio; eu quero crer em ti. Fazei que a minha fé seja total, sem reserva; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, fazei que a minha fé seja livre, isto é, tenha o concurso pessoal de minha adesão, aceite as renúncias e os deveres que ela comporta, seja expressão do que há de mais decisivo na minha personalidade. Eu creio em ti, Senhor!
Que minha fé seja certa, graças a uma convergência exterior de provas e ao testemunho interior do Espírito Santo; que ela seja certa por tua luz que assegura, por tuas conclusões que pacificam, por tua assimilação que repousa.
Senhor, fazei que minha fé seja forte, que ela não tema a contradição dos problemas de que está repleta a experiência de nossa vida ávida de luz; que ela não tema a oposição daqueles que a contestam, atacam-na, recusam-na e a negam; mas que ela se fortifique na experiência íntima da verdade, que ela resista ao desgaste da crítica, que ela se afirme na afirmação contínua, que ela ultrapasse as dificuldades dialéticas e espirituais no meio das quais transcorre nossa experiência temporal.
Senhor, fazei que minha fé seja alegre, que ela dê paz e alegria à minha alma, que ela se disponha a rezar a Deus e a conversar com os homens de tal maneira que irradie nesses encontros sagrados e profanos a felicidade interior de tua posse feliz.”
Enfim, que o Seu Espírito venha sobre nós e nos guie e conduza à uma verdadeira vida de fé! Amém!
Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator