“Deus é misericórdia!” — quantas vezes ouvimos essa afirmação? E quantas vezes de fato acreditamos que realmente Ele é misericórdia? Quantas vezes contamos com isso e nos entregamos?
É necessário entendermos que tudo é pela graça e misericórdia do Senhor e que, se não fosse, se Ele tirasse Seus olhos de nós por um minuto apenas, no mesmo instante viraríamos pó! É n’Ele que devemos crer, devemos buscar forças em Seu amor.
No livro das Lamentações, Jeremias disse “É graças ao Senhor que não fomos aniquilados, porque não se esgotou sua piedade. Cada manhã Ele se manifesta e grande é sua fidelidade. (Lam. 3,22-23)”.
Amor que chegou até as últimas consequências
Todos os dias Deus renova Seu amor por nós. Esse amor que é ciumento e que, quando nos entregamos, nos toma por inteiro, nos preenche e nos completa. No Catecismo da Igreja Católica encontramos a seguinte constatação desse amor: “Deus revela que é rico em misericórdia (Ef. 2,4), indo até o ponto de dar seu próprio filho. Ao dar sua vida para libertar-nos do pecado. (CIC 211)”.
Ele deu seu filho como prova de amor, a maior prova de amor já vista. Mesmo não merecendo, mesmo que nos afastemos de Seu caminho, mesmo quando escolhemos caminhos errados, se voltamos e nos arrependemos Ele nos dá a consolação em nossas aflições. Quer que tenhamos a salvação e nos conduz à vida eterna.
Foi por amor à humanidade pecadora que Jesus se entregou numa cruz para nossa salvação. Nossa dívida infinita de pecados Ele levou sobre si e pagou no madeiro da Cruz, para que a justiça fosse feita de nossas faltas, fomos resgatados de nossa má inclinação.
Como exercitar a confiança em Deus
Confiar em Deus não é um exercício que fazemos sozinhos, pois nada conseguimos sozinhos. Precisamos contar com a graça concedida pelo Espírito Santo que agirá em nós quando abrirmos nosso coração a Ele e dessa forma sim, Ele age fazendo com que creiamos na misericórdia de Deus.
Com a graça, passamos a contar mais com a misericórdia de Deus e colocamos n’Ele nossa confiança. Quando, independente dos acontecimentos da nossa vida, sabemos que Deus está acima de todas as coisas e que cuidará de tudo. Mesmo em situações em que não vemos solução, não vemos a “luz no fim do túnel”; saber que entregamos e que Ele cuidará de tudo. Mesmo sem entender, porque muitas vezes não entendemos mesmo. O que o Senhor espera é que confiemos que Ele cuida de tudo.
Devemos clamar ao Santo Espírito Seu auxílio, porque sem Ele não somos capazes. Somos totalmente dependentes, precisamos de ajuda, e é isso que Deus quer. Ele quer ver que O busquemos realmente como filhos, como criancinhas que dependem de seu pai.
Que o Espírito Santo de Deus nos conceda a graça da confiança na infinita misericórdia de Deus.
Taciane Oliveira Fardin
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator