Sabemos que é através da oração que nos comunicamos com Deus. E quanto “melhor” nossa vida de oração, mais nos aproximamos Dele e mais frutuosa serão nossas preces. Mas como “melhorar” ? Como colher os frutos?
Não existe formula magica ou receita pronta para se ter uma vida de oração eficaz. Primeiramente, é importante saber que a oração é um caminho que nos aproxima de Deus. É aquela “conversa” que temos para conhecer melhor a um amigo e também deixar que ele nos conheça. É através da oração que adquirimos maior intimidade com Deus.
Não se trata de um movimento de mão única, onde somente despejamos todas as nossas necessidades, angustias e preocupações. Aquele momento que estamos precisando de algo, que nos deparamos com uma doença ou a falta de emprego. Dai então corremos para o Senhor e pedimos, pedimos, pedimos sem cessar. E ao final esperamos que o “fruto” desta prece seja o resultado daquilo que pedimos. Não funciona assim.
A oração é um momento de encontro, não com qualquer pessoa, mas com nosso amado Deus. E por isso não pode ser vivido de qualquer jeito. Quem melhor nos ensinou a orar foi o próprio Cristo. Os Evangelhos trazem diversos momentos em Cristo se retira para orar ao Pai.
Construindo uma vida de oração
Sendo assim, é importante sabermos que a oração não deve se restringir aos momentos de dificuldade ou somente quando vou a missa ou ao grupo de oração. Ela precisa ser constante, autentica e VIVA!
É necessário separar um momento do dia e um local adequado. Não se trata de ficar horas rezando e sabendo exatamente o que dizer ou como se dirigir a Deus. Pode até ser que um dia chegaremos lá.
Mas a principio é importante dar os primeiros passos. Comece com 20 minutos, antes de sair de casa. Esteja confortável, respire fundo. Fale para Deus como se sente, o que espera, do que se arrepende. E em seguida deixe Deus falar, a Sua maneira. Não tenha pressa, lembre-se, estamos construindo uma relação de intimidade e isso pode levar um tempo. O mais importante é perseverar, insistir e confiar.
Colhendo os frutos!
O que entendemos como frutos da oração ou uma oração frutuosa? É comum pensarmos que tais frutos serão aquelas respostas ou aquilo que pedimos a Deus. Por exemplo, se estou desempregada posso imaginar que o fruto da minha oração será um emprego novo. Mas não é bem assim.
A partir do momento que passo a ter uma vida de oração, ou seja, estou me aproximando de Deus, estamos tendo maior intimidade. Este momento tem permitido que eu O conheço melhor, estou abrindo meu coração para que Ele se manifeste e assim Sua vontade se plenifique em minha vida. Então poderei colher os frutos.
Então quais frutos devo esperar? São Paulo nos ensina que “ o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança”(Gl 5, 22-23).
O maior e melhor fruto que se pode colher da oração é o amor. Se acaso o Senhor quiser nos dar aquilo que pedimos, Ele nos dará. Mas porque Ele quis que assim fosse. O que nos cabe é “orar sem cessar” (ITes 5,17).
Vanessa Cícera Ramos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator