Você se acha uma pessoa egoísta ou conhece alguém egoísta? Egoísmo é a atitude da pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades acima das demais pessoas com quem se relaciona, sem levar em consideração o próximo. É fazer apenas o que lhe interessa ou lhe traz algum proveito.
Não existe uma pessoa que seja totalmente egoísta e nem uma que não seja. Em maior ou menor grau, todos temos essa tendência. O que irá diferenciar os mais egoístas dos menos egoístas é a maturidade humana. Quanto mais maduros, mais estamos dispostos a sair de nós mesmos para sermos dom para o outro. Nisso consiste a luta contra o egoísmo: dar de nós sem esperar receber em troca.
Essa maturidade de se gastar envolve muitas lutas. Uma delas é contra a preguiça. Não é fácil sair de nós mesmos. Devido ao pecado original, temos muitas más tendências e temos que saber lutar contra elas.
Sabe aquele mal que fazemos, mesmo querendo fazer o bem: “visto que não faço o bem, que quero, e faço o mal, que não quero.” (Rm 7, 19)? São Paulo nos ensina que temos que lutar contra nossa carne, pois estamos sujeitos pela inteligência à lei de Deus e, pela carne, à lei do pecado. (Rm 8, 25).
Deus habita em nossa inteligência e é por ela que devemos alcançá-lo. Quando queremos dar de nós mesmos, tudo fica difícil e pesado, e acabamos falhando. No entanto, quando nos abastecemos de Deus por todos os meios que a Santa Mãe Igreja nos ensina: confissão, eucaristia, adoração, oração do terço e demais orações, então nos abastecemos de Deus e podemos dar Dele.
Como podemos nos doar?
O Espírito Santo é muito criativo e, à medida que nos aproximamos de Deus, Ele irá nos mostrar como podemos amar com atitudes ao próximo. Quanto mais íntimos e apaixonados por Deus, menos egoístas seremos, pois estaremos dispostos a dar provas do nosso amor a Deus, amando o próximo.
Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina que até pegando um alfinete no chão, se o fizermos por amor a Deus, podemos salvar muitas almas, levando-as para Deus. Sim, queridos! É um mistério de amor. Se com essa simples atitude voltada para Deus, podemos recapitular o mundo, fazendo com que ele se pareça segundo o sonho do Pai para criação, imaginem então servindo ao próximo com amor, com coragem, com intenção de dar nosso melhor!
Com simples gestos podemos nos doar: fazer nosso trabalho com disposição e presteza, sorrir, prestar pequenas ajudas, orar pelas pessoas, aprender a realizar de maneira mais eficiente nosso trabalho, seja ele qual for, dar esmolas, procurar estar sempre vestido dignamente e de maneira asseada para sermos um presente para o outro.
Ser egoísta nos priva da felicidade
Buscar a felicidade do outro é um grande segredo para sermos felizes; quanto mais nos esquecemos de nós em prol do outro e do bem, mais teremos sentido em nossa vida. Quanto mais vivermos os valores do Evangelho em nossa vida, mais Deus habitará em nós e nos salvará de nós mesmos. É o próprio Cristo que nos ensina: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á.” Mc 8, 35.
Peçamos a graça do Espírito Santo para viver essa verdade de fé, para entendê-la e desejá-la. Peçamos a graça da fortaleza para nos manter no caminho e termos coragem de dar nossa vida a Deus, pois Deus não tira nada, mas nos dá tudo!
Fiquem com Deus! Um grande abraço!
Thais Casarini
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator