O que são os sacramentos? Descrevemos que são sinais visíveis de uma graça invisível da fé da Igreja Católica. Eles são parte de um mistério que não conseguimos contemplar humanamente em sua totalidade. Os sacramentos simbolizam momentos da nossa fé em Deus. São sete os sacramentos: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, ordem, unção dos enfermos e matrimônio.
Estes sacramentos nos tocam em todas as etapas da nossa vida do nascimento até a hora da nossa morte, para que busquemos essa graça que Deus nos dá para a nossa vivência cotidiana.
O Sacramento do Batismo
O batismo é o primeiro sacramento e ele insere o fiel na vida cristã, pois mostra o desejo de alcançar a salvação. Por ele, somos libertos do pecado original e entregues à paternidade de Deus, unidos em Jesus Cristo e incorporados à Igreja.
O Sacramento da Confirmação
Juntamente com o batismo e a eucaristia, o sacramento da confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã”. Na confirmação, os batizados avançam em sua caminhada e são enriquecidos com os dons do Espírito Santo e chamados a testemunhar Jesus Cristo por obras e palavras.
O Sacramento da Eucaristia
A eucaristia é considerada o sacramento dos sacramentos. Trata-se do sacramento em que os cristãos ingerem a hóstia consagrada, o corpo de Deus, relembrando a Santa Ceia, a Paixão de Cristo e sua ressurreição. Sempre que rezamos a oração do pai nosso, pedimos a Deus que nos dê o pão cotidiano. O “pão” que pedimos no pai nosso não é somente o material, mas o pão eucarístico, alimento da vida eterna.
O sacramento da eucaristia é o alimento cotidiano dos cristãos. Ela é o centro da Igreja e da vida cristã. Nela somos alimentados diariamente.
O Sacramento da Penitência
Em alguns momentos, pela nossa fraqueza diariamente vivemos situações onde somos postos à prova em nossa vida cristã. Pela nossa fraqueza, muitas vezes acabamos ferindo a Deus e ao nosso próximo. Contudo, para reparar estas faltas, necessitamos do perdão, tanto para sermos perdoados, quanto para perdoar.
Para curarmos as nossas faltas e vivermos o perdão, contamos com um sacramento de cura à nossa disposição, o sacramento da penitência, que por meio do sacerdote, concede o perdão de Deus ao fiel sinceramente arrependido.
O Sacramento da Unção dos Enfermos
O Sacramento da unção dos enfermos é um sacramento pascal que nos prepara para a passagem da vida eterna.
Também é um sacramento de cura, onde somos curados para permanecer na vida terrena, se for essa a vontade de Deus. Desse modo, o sacramento se faz presente em nossa vida cotidiana até mesmo na hora da nossa morte.
O Sacramento da Ordem
Conforme explica o Catecismo da Igreja Católica, “a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolo portanto esse sacramento é dado somente aos cristãos homens que desejam ser sacerdotes. As ordens são o episcopado (bispo), o presbiterado (padre) e o diaconado (diácono). Pelo sacramento da ordem e por vocação divina que alguns entre os fiéis, pelo carácter permanente com que se comprometem, são constituídos ministros sagrados, isto é, são consagrados para que, segundo o grau de cada um, apascentem o povo de Deus, desempenhando na pessoa de Cristo as funções de ensinar, santificar e reger.
É necessário, ainda, que se promovam às ordens aqueles que tenham fé íntegra, sejam movidos de livre intenção, possuam a ciência devida, boa reputação, integridade de costumes, virtudes comprovadas e, bem assim, outras qualidades físicas e psíquicas condizentes com a ordem a receber, todos critérios determinados segundo o juízo do bispo diocesano ou o superior.
Portanto vive se o sacramento da ordem conforme o discernimento e chamado de Deus para o cristão pois é um chamado de Deus para aqueles que vão propagar Sua Palavra.
O Sacramento do Matrimônio
O sacramento do matrimônio é um ato sagrado pelo qual um homem e uma mulher se unem em uma aliança de amor, comprometendo-se a compartilhar suas vidas em uma união indissolúvel. Essa união é considerada um sinal visível do amor entre Cristo e a Igreja. Essa união entre um homem e uma mulher, onde os dois se tornam uma só carne é um sacramento de serviço (junto com a ordem). Através da união do homem e da mulher, no sacramento do matrimônio, se forma uma família.
No matrimônio, um deve se doar totalmente ao outro e a Deus, pois somos chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais.
É pelo matrimônio que o homem e a mulher batizados se entregam e se recebem mutuamente, pelo bem do casal e educação dos filhos.
Wilson Yukio Ushirohira
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator