“Logo, se eu, vosso Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros” (Jo 13,14). Essa conhecida passagem do Evangelho de João, meditada na Quinta-feira Santa, ensina de forma clara e direta o que Jesus queria de seus discípulos e que hoje também pede a nós: é necessário servir, colocar-se à disposição do outro, humilhar-se para que o outro se exalte, cansar-se para que o outro descanse, dar a vida para que o outro tenha vida. Quem são as pessoas que você precisa servir hoje? Seu filho? Esposo(a)? Amigos? Colegas de trabalho? Veja que o serviço se manifesta de muitas formas, desde uma oração até um gesto concreto. Toda vez que você se desprende de suas vontades e conforto para fazer o bem ao próximo, mesmo que seja algo muito pequeno, estará imitando a Cristo e replicando a lavagem dos pés. Tenha certeza de que o seu serviço transforma vidas.
O que é ser servo?
A definição de servo é aquele que serve alguém, que não tem liberdade e deve ser obediente às ordens do seu Senhor. Segundo essa definição, a princípio, não parece ser algo bom ser servo, pois a liberdade é algo inerente ao ser humano, já nascemos com esse direito. Porém, há um ponto a se destacar que muda completamente o sentido: quem é seu senhor? Quando nos submetemos a Deus e O servimos, nossa felicidade é plena, pois é Ele quem sabe o que nos realiza, pois somos obras de Suas mãos, Ele nos conhece melhor que nós mesmos. Fazer a Sua vontade é a melhor escolha de nossas vidas. Quantas vezes nos submetemos a pessoas, situações, objetos e os colocamos como nosso “senhor”? Certamente iremos em algum momento nos decepcionar, pois tudo que não é Deus é limitado e falho. Não podemos temer em entregar nas mãos desse Senhor aquilo que nos é mais precioso, nossas próprias vidas.
Ser servo de Deus
Será que Deus precisa do meu serviço? Diferentemente das relações convencionais onde aquele que é servido é o beneficiado, nesta relação com Deus é o contrário, nós é que recebemos inúmeras graças. Deus é Deus e nada muda, Ele não precisa de nada do homem, servir e amá-Lo é obrigação de todo ser humano e nos faz bem, responder ao amor de Deus com fidelidade deve ser a fonte da nossa alegria.
Ainda há na mente de muitas pessoas que para servir a Deus devemos fazer muitas coisas grandiosas, extraordinárias, mas Deus nos conhece por inteiro e sabe que nossas vidas não são formadas por feitos heroicos, mas são vividas nas coisas pequenas e corriqueiras do dia a dia. São Josemaria Escrivá pregou muito sobre a vivência do cristão no mundo realizando as pequenas coisas e como o serviço nos ajuda a alcançar a santidade. Ele afirmou: “Cumpre o pequeno dever de cada momento: faz o que deves e está no que fazes. A santidade grande consiste em cumprir os deveres pequenos de cada instante.” A santidade é difícil, mas é simples! São Francisco de Assis, exemplo de virtudes e serviço a Deus e ao próximo, afirmou: “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem.” Todas as vezes, meu caro irmão ou irmã, que você coloca amor no mais pequeno gesto, seja em preparar o café, varrer a casa, molhar as plantas, você estará servindo a Deus, ao próximo e se santificando.
Precisamos do outro
Qual é o seu trabalho? Pense por um instante e verá que não há nenhuma profissão cujo fim não seja servir o próximo. Um professor serve seus alunos, um lavrador serve as mesas quando produz alimento, um médico serve seus pacientes, uma diarista serve os donos da casa que está limpando e organizando. Em todos estes casos, vemos que não se pode viver sozinho, ninguém é autossuficiente e ninguém é bom em tudo, precisamos do outro e o outro também precisa de nós!
Ser servo do outro
Como é bom ser útil e fazer a diferença na vida de alguém, isso deve nos trazer felicidade. Há um famoso livro publicado em 1992 de Gary Chapman de título: “As cinco linguagens do amor”, neste livro o autor mostra que uma das formas de manifestar o amor a alguém é dar presentes e de fato eu conheço muitas pessoas (minha esposa é um exemplo) que se alegram muito mais em dar do que receber presentes, ou seja, há mais satisfação em ver o outro feliz e servi-lo do que ser presenteado. Isso é próprio do ser humano, nenhuma outra criação traz consigo essa virtude de colocar o bem-estar do outro à frente do próprio bem-estar. É muito nítido essa doação de serviço dentro da família, quando os pais abdicam de seu próprio conforto para servir aos seus filhos, você que é pai e mãe sabe exatamente do que estou falando, pense nos muitos sacrifícios que você já teve de fazer pelo bem dos seus filhos.
Ser instrumento do amor na vida do próximo é uma graça muito grande. É imitar, guardadas as devidas proporções, a paixão de Cristo que foi o gesto máximo de serviço e amor à humanidade. Jesus resume todos os mandamentos em dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo! Não há como viver o amor sem o serviço a Deus e ao próximo! O serviço na alegria é uma via certa para alcançar o céu.
São Francisco de Assis,
Rogai por nós!
Raul Cid
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator