As temperaturas do verão, que começa nesta terça-feira, 21, devem ficar acima da “normal climatológica” na maior parte do Brasil, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
“O que significa dizer que a estação será um pouco mais quente do que a média registrada em 30 anos, neste período de janeiro a março”, explica o meteorologista Olívio Bahia Neto.
Segundo ele, isso deve ocorrer nas regiões sudeste, centro-oeste e parte do litoral do nordeste e da Amazônia. Já no norte do Brasil e sertão nordestino, são esperadas chuvas acima da média, o que provoca mais nebulosidade e deixa as temperaturas abaixo do esperado para a região. Mesmo assim os dias serão quentes.
O especialista disse ainda que, no sudeste, as chuvas devem ficar dentro do normal para este período, embora “uma pancada de chuva normal já seja o bastante para alguns lugares, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, e destaca que podem ocorrer alagamentos.
O verão é um período onde a radiação solar atua com maior incidência, explica Olívio Neto, “inclusive nesta terça e quarta-feira, serão os dias com maior incidência de radiação solar. É como se o sol tivesse chegado ao seu ponto máximo, e a partir disso, ele começa a voltar lentamente para o hemisfério sul”, exemplifica.
O meteorologista alerta para os cuidados com os raios ultravioletas e incentiva o uso de protetor solar – mesmo em dias nublados – e o consumo de muito líquido.
A estação do verão é caracterizada por dias mais longos do que as noites e pelas rápidas mudanças no tempo, o que leva à frequente ocorrência de chuvas no período da tarde. O período termina no dia 20 de março, quando começa o outono.
Fonte: Canção Nova