A neve e o frio voltaram a causar transtornos nesta segunda-feira, 20, em todo o norte da Europa, retendo passageiros, provocando congestionamentos e fechando escolas.
Mais de mil voos foram cancelados nos aeroportos de Frankfrut, Munique e Berlim, os principais da Alemanha, e muitos outros sofreram atrasos por causa de o acúmulo de neve, que chegou a 40 centímetros em todo o país. No aeroporto de Frankfurt, mais de 500 pessoas tiveram de dormir em camas de armar.
As empresas aéreas recomendaram que os passageiros viajem de trem, mas a empresa ferroviária Deutsche Bahn, sobrecarregada, sugeriu que as pessoas fiquem em casa.
Acostumados à pontualidade nos transportes, muitos alemães se irritaram com os atrasos em aeroportos e estações. A neve já se acumula há duas semanas no país, e os meteorologistas alertam que ainda deve nevar mais.
Quem gostou da situação foram os varejistas que vendem trenós infantis, que se esgotaram nas lojas. “Tanta neve assim só é divertida para quem é criança”, disse a advogada Katja-Julia Fischer, 42 anos, em Berlim. “Isso está me dando nos nervos.”
O Estado mais populoso da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestefália, tomou a rara medida de proibir a circulação de caminhões, para tentar reduzir os congestionamentos. Em Berlim, um ferroviário morreu atropelado por um trem quando tentava descongelar um entroncamento.
Fonte: Canção Nova