Recorrer a Santíssima Virgem Maria deve ser um ato diário para todos nós, em especial, para as mamães. Maria como modelo de maternidade tem muito a ensinar e deseja revelar os seus segredos! “Pede a Santíssima Virgem que seja teu guia, que seja a estrela, o farol que brilha no meio das trevas de tua vida” (Santa Teresa dos Andes).
Feliz daquela que acreditou
O primeiro segredo diz respeito a acreditar nos planos de Deus! “Na Anunciação, de facto, Maria entregou-se a Deus completamente, manifestando «a obediência da fé» Àquele que lhe falava, mediante o seu mensageiro, prestando-lhe o «obséquio pleno da inteligência e da vontade». Ela respondeu, pois, com todo o seu «eu» humano e feminino. Nesta resposta de fé estava contida uma cooperação perfeita com a «prévia e concomitante ajuda da graça divina» e uma disponibilidade perfeita à acção do Espírito Santo, o qual «aperfeiçoa continuamente a fé mediante os seus dons». “(¹)
Fé que também é testemunhada por sua prima Izabel: “Bem aventurada és tu que crestes, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”(Lc. 1,45). Sim, somos felizes quando apostamos nos planos de Deus, quando dizemos sim a sua vontade, quando acreditamos no seu Amor.
O fato é, que os dias atuais têm arrancado de nós, a confiança e fé em Deus, e nos entregamos facilmente ao desespero. É tempo de nos agarramos de todo o nosso coração a vontade de Deus. É tempo de dizer: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc. 1,39).
Escondida em Jesus
A Santíssima Virgem Maria viveu um longo período de vida oculta. Apesar de ser oculta, não significa que ela estava sozinha. Ao contrário, Jesus estava ao seu lado, numa troca constante de amor. Podemos perceber que a rotina de muitas mães também é marcada por esse escondimento, por afazeres e lutas que passam despercebidas aos olhos dos outros, além de momentos de solidão.
Diante disso, Maria nos ensina seu segundo segredo: esconder-se em Jesus. Somos chamados a perceber a sua presença no nosso dia, a proporcionar momentos de encontro com o Senhor por meio da oração, da leitura da palavra, do louvor e do silêncio. A Virgem nos convida a se esconder sim, mas não na solidão, e sim em Cristo, na sua presença transformadora, que nos eleva e nos fortalece.
“Durante os anos da vida oculta de Jesus na casa de Nazaré, também a vida de Maria «está escondida com Cristo em Deus» (cf. Col 3, 3) mediante a fé. A fé, efetivamente, é um contato com o mistério de Deus. Maria está constante e cotidianamente em contato com o mistério inefável de Deus que se fez homem, mistério que supera tudo aquilo que foi revelado na Antiga Aliança. Desde o momento da Anunciação, a mente da Virgem-Mãe foi introduzida na «novidade» radical de autorrevelação de Deus e tornada cônscia do mistério”. (²)
Santa Teresa Benedita da Cruz nos ensina: “Dar espaço a Deus na alma, significa empreender uma luta sem medida contra a própria natureza, é abraçar a própria cruz e abandonar-se à crucifixão”. Precisa ser um esforço diário, uma luta contra nossos defeitos dominantes, requer ascese e perseverança, e principalmente amor.
Mente blindada
A mente da Virgem Maria foi introduzida nessa “novidade radical de autorrevelação”. Ela adentrou nesta percepção e consciência do mistério e não só isso, permaneceu nessa intimidade, como aquela que guardava tudo em seu coração. Como o próprio Jesus nos ensinou: “Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos” (Mt 11,25).
Também a nossa mente precisa ser introduzida nessa realidade de Céu, eis o terceiro segredo. Ficamos focados em coisas passageiras, terrenas, nas preocupações exageradas. Por sua vez, limitamos Deus e esquecemos que Ele é o Deus Todo Poderoso. “Aquele que, pela virtude opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos” (Ef 3,20). Está na hora de pensar com a mentalidade do Céu e permitir que a magnanimidade nos alcance, alavancando a nossa caminhada de santidade.
Esses são apenas três dos inúmeros segredos da Santíssima Virgem. Peça sempre o auxílio da mãe! Deus abençoe!
Referências:
- Carta Encíclica Redemptoris Mater,13
- Idem, ibidem, 17
Andressa Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator