Você tem uma boca de louvor? Que palavras seus lábios têm pronunciado? E o coração? O que você tem trazido dentro dele? Porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio. (Lc 6-45b)
O coração daquele que louva é alegre!
Se você deseja, assim como eu, ter um coração alegre, sereno e confiante: louve! Essa é a chave! Louvar é reconhecer a grandeza, a bondade e a fidelidade de Deus! Só Ele É! (Cf. Ex 3,14)
Somos criados para o louvor da glória de Deus! O ato de louvar a Deus nada acrescenta a Ele. Deus é completo, pleno e feliz por Si mesmo! Ele não precisa de elogios e nem do nosso louvor ou do nosso amor.
Por incrível que pareça, o louvor a Deus beneficia muito mais a nós do que a Ele. O louvor abre as portas da nossa alma, do nosso coração e de todo o nosso ser para recebermos as graças divinas em nós. Também é o louvor que nos dá acesso à glória de Deus! Por meio dele, permanecemos no fluxo do Amor e da Alegria da Santíssima Trindade.
Tudo isso pode parecer muito teórico e abstrato, mas é uma realidade e, com a graça de Deus, nós somos capazes de alcança-la e vivê-la em sua concretude. Somos “um nada capaz de Deus”! (Cardeal Bérulle). Ele deseja ser alcançado por nós e nos concede meios para isso.
O louvor nos eleva! Um coração que é grato, satisfeito e que louva habita sempre a glória divina!
“Em todas as circunstâncias, dai graças!” (1Ts 5,18a)
A prática do louvor é um exercício, uma ascese. Deus nos quer alegres e em paz! Essas não são características de um coração lamuriento e ingrato. Louve a Deus sempre, na tristeza ou na alegria, nos momentos bons e nos contratempos que surgem ao longo do seu dia! Ele é sempre generoso! Louvar nas dificuldades é um desafio, mas nos ensina a crescer na confiança de que Deus é Todo Poderoso e de tudo pode tirar algo bom!
O louvor mantém nossos corações alegres diante de qualquer situação. Não estamos falando de uma alegria eufórica, mas de uma serenidade inabalável, da alegria do Céu! A graça divina nos permite tocar o Céu ainda aqui na terra! Ela nos torna participantes da vida e da glória de Deus!
Todos nós passamos por momentos difíceis e de sofrimentos, eles fazem parte da vida. Porém, Cristo prometeu que estaria conosco todos os dias, até o fim do mundo (Cf. Mt 28,20). A Sua presença e a Sua graça nos bastam! Que nós descubramos a força do louvor!
Que o Bom Deus nos abençoe!
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator