O carnaval está chegando e talvez você esteja se perguntando se pode ou não pular carnaval, e, ao mesmo tempo, por trazer em seu coração um sincero desejo de não desagradar a Deus, se divertir de forma sadia.
O carnaval não é uma simples diversão.
Há quem diga que o carnaval é pura diversão; mas, ainda que você possa se divertir, saiba que também você estará em um ambiente em que poderá ser muito mais tentado a cair no pecado, ferindo assim sua amizade com Deus. E sabe por quê? Porque infelizmente, na cultura do nosso país, o carnaval é uma festa onde “tudo é permitido”, e isso quer dizer que em uma festa de carnaval você encontrará facilmente bebidas alcoólicas, drogas, sexo desregrado que podem desencadear em uma gravidez, brigas, roubos, entre tantas outras coisas.
Então, se o desejo real do seu coração é permanecer na amizade com Deus, o ideal é que você não busque esse tipo de “diversão”.
Mais do que uma diversão passageira, saiba que é possível você ir em busca de outras diversões nesse tempo e se surpreender!
O quê fazer no carnaval?
Você pode aproveitar o período das festas de carnaval para descansar um pouco, ter um pouco mais de tempo com a família, ler um livro, se reunir com um grupo de amigos, receber os amigos em casa ou ir à casa de alguém da turma por exemplo, para comer alguma coisa.
Ainda, você pode aproveitar esse período para crescer ainda mais em sua amizade com Deus, procurando participar de algum retiro de carnaval que tenha na sua cidade, como o Rebanhão, que é um retiro conduzido pela RCC (Renovação Carismática Católica) da Arquidiocese da sua cidade.
Tendo a oportunidade de participar de um retiro como esse ou outro de sua preferência, inclusive, além de crescer na amizade com Deus, você poderá fazer novas e boas amizades.
Então, fica a dica para que você possa viver um carnaval onde poderá experimentar a verdadeira alegria que vem de Nosso Senhor, Jesus Cristo!
Que o Espírito Santo te conduza.
Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator