Os sonhos podem dizer muito de quem somos e o que almejamos, eles são quase que devaneios que nos conduzem para um futuro onde eu posso tudo. Quando criança essa falta de fronteiras nos levavam para reinos distantes, famílias numerosas ou com grandes profissões e com o passar do tempo vamos percebendo nossas limitações físicas, intelectuais, sociais e esses mesmos sonhos começam a ficar distantes e pesados de sustentar.
Não devemos deixar de ter sonhos para nossas vidas!
Contudo não devemos deixar de ter sonhos para nossas vidas, mas devemos ordená-los segundo a nossa realidade. Sim, os sonhos verdadeiros passam por nossas circunstâncias e podem ser um combustível maravilhoso para nos fazer crescer como pessoas em todos os aspectos humanos pois eles trazem com sigo uma porção de esperança. O coração do homem precisa ser alimentado pela esperança de um dia cumprir seu propósito.
Porém o maior desafio é manter os pés no chão e não cair na ilusão de sonhos que nos tiram da realidade e negam nossas circunstâncias, além de ser uma característica infantil como já vimos, também é egoísta pois leva em consideração somente o benefício próprio e seu bem estar, releva qualquer dificuldade que a vida possa apresentar e insiste em continuar vivendo nesse lugar da imaginação onde não há fronteiras.
A questão é que os desafios são próprios da vida e quem foge deles no fundo foge da própria vida, as fronteiras vão me mostrar quem eu sou e de onde eu vim, ela não vai me restringir ou me prender mas vai me mostrar minha verdade e como uma amiga me encorajar para encher meu coração de sonhos de esperança em ser melhor pois ninguém sonha com algo ruim para a própria vida, os pesadelos já se encarregam disso.
Os sonhos podem nos custar noites sem dormir
Uma pessoa que realmente está buscando seus sonhos com maturidade sabe da sua verdade, seus limites e se lança nela para dessa realidade tirar um bem maior. Por vezes esses sonhos podem nos custar noites sem dormir para estudar um pouco mais, ou um esforço de sair cedo de casa e voltar tarde da noite, podem custar festinhas de aniversário em família que vão precisar ser sacrificada ou pequenas mortificações como aprender algo que me custa muito para melhorar meu empenho.
Sonhos de verdade custam uma vida gasta e aplicada e cansados podemos nos esquecer do real motivo de todo nosso esforço, para momentos assim eu recomendo alguns instantes de silêncio e contemplação com uma xícara de café, ou uma boa comida e talvez um descanso e aos poucos ir voltando para o eixo, o centro do nosso ser e nesse lugar íntimo e particular vamos encontrar nossas amigas: verdade e esperança nos esperando para nos consolar. Depois pegamos toda a força que vem do nosso Senhor e avançamos rumo em direção ao alvo.
Esse alvo é Cristo, um coração que o busca com sinceridade sabe que tudo está nas mãos do todo poderoso e que “todas as coisas concorrem para o bem dos que o amam” como nos diz na palavra. Que a cada esforço nosso possamos ver a misericórdia de Deus a nos sustentar e que nossos sonhos possam ser cheios do céu e fazer o nome de Deus conhecido e honrado em todos os lugares, mesmo sem falar seu nome, mas testemunhando com a vida gasta no amor.
Tayná Barbosa
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator