Nestes últimos tempos tenho vivido o poder dos pensamentos. Contudo, não digo necessariamente daqueles pensamentos poderosos que nos levam à realização dos sonhos mais impossíveis, e sim dos pensamentos estritamente humanistas e egocêntricos, que não são alicerçados na Verdade de Cristo.
Eu tenho experimentado o poder da minha mente e como ela determina a minha relação com as pessoas, com as coisas, com os compromissos e relações, mas sobretudo, como ela impera na minha percepção sobre mim. Isso parece óbvio e, à primeira vista, até positivo, mas irei trazer uma perspectiva sobre como isso pode ser danoso, uma vez que distorce a minha relação com Deus, a partir do momento que eu questiono o que Ele pensa sobre mim.
Na origem, o homem era detentor da sabedoria!
O homem foi criado à imagem e semelhança do Deus que é a Sabedoria Eterna, ou seja, fomos criados e sedimentados na ciência do Pai, na perfeição do conhecimento e da Verdade. Porém, seduzido pelo pecado, o homem decide por conhecer e se abrir ao pensamento mentiroso e, precipuamente, orgulhoso!
Adão e Eva teimam em ser mais do que Deus, a partir do pensamento e do conhecimento! O senhorio de suas mentes, intelectos, inteligências e concepções deixa de pertencer a Deus e passa a ser exclusivamente um instrumento de livre-arbítrio do homem, adornado de brechas para a ação do Inimigo.
Deixamos não só de viver, mas de pensar, sobre o mundo e sobre nós, segundo a lógica de Deus. Aí há a grande distorção, a supervalorização do “eu/criatura” através dos pensamentos e a inferiorização do Criador. Assim, quando cedemos ao império de nós mesmos nos pensamentos, selamos a soberania de nossa humanidade sem Deus e sedimentamos a influência de Satanás em nossas mentes, fomentando as suas sugestões de desconfiança, desamor e pecado.
Por Cristo, somos salvos dos pensamentos mentirosos
Porém, Cristo veio em favor de nós para nos libertar dos pensamentos orgulhosos! Ele veio para nos fazer filhos capazes de enxergar a extensão da beleza do pensamento de Deus sobre nós. Por Cristo e pela sua salvação, nós somos capazes de aniquilar todo pensamento orgulhoso que se levanta contra o conhecimento de Deus!
Todo o raciocínio que te diz que você é superior a todo resto da humanidade ou todo pensamento que te afunda na inferioridade, toda concepção de idolatria, toda cessão ao pecado, todo o desespero, angústia constante, pensamentos impuros, tudo é uma conivência à tentação de Satanás que te diz que a sua lógica é maior que a de Deus. Que os pensamentos da criatura são mais completos que daquele que a criou em perfeição.
Entende o absurdo? Entende que ceder à qualquer coisa, exceto à verdade de Cristo e ao seu domínio, é equivalente a se entender como mais deus que o próprio Deus?
E o mais lindo é que, mesmo diante de tantas quedas e prepotências, o Senhor vem, nos resgata e nos lembra que não há nada mais perfeito e feliz que viver segundo o que Ele pensa!
Ana Clara Gonçalves
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator