O medo é natural em todo ser humano, muitas vezes é um mecanismo de defesa para nos livrar dos perigos do mundo. Um homem que não sente medo é um homem que já não teme perder sua vida ou até mesmo sua alma. Não podemos ser inconsequentes de ir além dos limites mas também não podemos ser covardes diante da vida e de seus desafios. A medida está em usar da nossa razão.
Vejamos, diante de uma novidade é natural que sintamos medo, por exemplo, o medo de errar em uma entrevista de emprego, o medo de gaguejar enquanto se está falando em público, medo de sentir-se exposto a um perigo, mas a medida que vamos trazendo essas possibilidades para a nossa razão vamos conseguindo domar todos eles. Não é exterminá-lo, mas sim, agir mesmo que se esteja com medo.
A lição que o medo nos dá
Tiramos proveito disso, pois o medo nos revela uma fragilidade humana: somos insuficientes. Nós homens não nos bastamos, precisamos de algo maior e divino para nos encontrar. Deus em sua infinita misericórdia nos fez inacabados para que possamos ser inteiros Nele que é perfeito.
Eu sei que por mim e pelas minhas forças sou fraco e estou exposto a todo tipo de dificuldades, hoje eu tenho saúde, mas amanhã eu posso não ter e se eu viver com medo dessa fragilidade estarei aprisionado nas minhas limitações, viverei uma vida rasteira, achatada, onde tudo é motivo para me afastar dos outros e me preservar.
Durante nossa vida vamos criando muitas prisões que nos limitam, e olhe com atenção para o que estou te escrevendo, seu medo limita o espaço que você tem no mundo, limita o espaço que tem no coração das pessoas e das pessoas no seu coração e o pior ele limita o quanto sua alma se relaciona com o eterno.
Deus é infinito mas se relaciona com o ser humano, criatura tão limitada, mas quanto mais eu deixo Deus alargar meu coração, quanto mais espaço eu dou, mais a minha alma estará ligada ao que é eterno.
Clique na imagem e assista o vídeo de apresentação do Caminho de Emaús
Lugar de encontro com Deus
Assim as durezas dessa terra já não podem mais me aprisionar na minha limitação, elas passam a ser lugar de encontro com aquele que é ilimitado, perfeito e que se compadece da minha fragilidade e vem ao meu encontro, como uma mãe que ao escutar seu bebê chorando mesmo cansada, se coloca em movimento em direção a ele e suas necessidades, pois se compadece de sua fragilidade, e mesmo que uma mãe venha a se esquecer do seu filho que amamenta, Deus não esquece jamais.
Já é tempo de deixar as prisões que as palavras do mundo te colocaram e apostar na palavra de Deus, que é vida eterna para nós. Como em uma linda dança onde Deus conduz cada movimento com liberdade, onde Ele nos apresenta quem somos no pensamento Dele. O medo é uma paralisia que não deixa nossos movimentos fluírem com a liberdade com que Deus nos criou para ter. Nossa razão nos diz que Deus é bom e deseja o nosso bem, podemos nos lançar e confiar de que a palavra Dele em nossas vidas é de alegria e liberdade.
Juntos até o céu!
Tayná Barbosa
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator