Pelo louvor, reconhecemos a grandeza de Deus, que tudo pode e tudo faz. Reconhecemos que somos pequenos e dependentes d’Ele e que tudo o que temos vem pela bondade e misericórdia Divina agindo em nossas vidas. Mas como louvar nas dificuldades, em meio às tribulações e tempestades da vida? Acreditar que Deus está cuidando de todas as situações mesmo que tudo ao redor mostre o contrário?
É pela fé, agindo pela fé que o Senhor não nos abandona nunca. Ele nos ama e sempre quer o melhor para nós, para que nos unamos cada vez mais a Ele. “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Jo 16,33. É o próprio Jesus quem nos exorta que passaremos por tribulações, aflições; mas Ele nos encoraja pois Ele que veio a esse mundo para nos mostrar o caminho que leva ao Pai, que é o caminho da cruz e pede que tenhamos ânimo. Pelo louvor teremos ânimo, pelo louvor tocamos o coração de Deus.
O louvor agrada o coração de Deus
Louvar é, antes de tudo ser grato a Deus por sua bondade em nossas vidas. Devemos louvar crendo que Deus agirá mesmo que ainda não vemos com nossos olhos humanos o concreto acontecer em nossas vidas, mas vemos com nossos olhos da fé. Louvamos crendo que Deus fará e isso é a nossa confiança em Deus. Deus que é misericórdia fará infinitamente mais do que necessitamos, pois somos imperfeitos e Deus que é perfeito vem em nosso auxílio. Ele nos dá ainda a dignidade de ser chamados de seus filhos. O nosso louvor precisa ser de coração sincero com palavras e ações, portanto nossas ações devem ser coerentes com nossas palavras, assim honramos a Deus. Não é coerente louvarmos a Deus e vivermos em murmurações em cada adversidades que nos acontecem. Esse louvor não toca o Céu.
O louvor abre as portas do Céu
Pelo louvor o demônio é afugentado. O mal tenta nos convencer que não somos dignos e que por isso Deus não nos ouvirá, mas com o louvor as portas do Céu se abrem e Deus faz cair chuvas de bençãos sobre nós. E como aprendemos a louvar a Deus? Louvando! Exercitando com palavras de louvor e de amor à Deus. O livro dos Salmos pode nos ajudar nesse exercício de louvor, podemos incluir um salmo da bíblia em nossa oração de agradecimento a Deus. Vamos fazer o exercício de louvor com alguns trechos de Salmos e que eles nos ajudem a criar o hábito de louvar, que nosso coração se encha de alegria ao exaltar nosso Deus por meio do louvor. “Louvai o Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia.” (SL 117,1). “Nós vos louvamos, Senhor, nós vos louvamos; glorificamos vosso nome e anunciamos vossas maravilhas” (SL 74,1). “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória” (SL 97,1).
Que Deus nos abençoe e abra o nosso coração ao verdadeiro louvor.
Taciane Oliveira
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator