Se buscarmos no dicionário, encontraremos que vocação é a “disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão”.
Mas aqui queremos nos direcionar à vocação que é o chamado de Deus para nós, nossa vocação à vida cristã, um chamado de amor e para amar, um chamado de serviço, um chamado a ser luz para o mundo que anda nas trevas.
Vivemos em tempos muito difíceis, sabemos dos desafios que diariamente temos que lidar devido nossa forma de viver (cristã), neste mundo onde a inversão de valores faz parte do nosso cotidiano, sendo algo corriqueiro, falar e viver a vocação realmente é algo que transcende a capacidade de muitos.
Nossa vocação de batizados
Fomos eleitos a sermos a imagem e semelhança de Deus e nos tornamos imagem e semelhança pelo batismo. Jesus disse “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batiza-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Mt 28,19.
Pelo batismo nos tornamos Cristãos, passamos a ser parte da igreja de Cristo onde o próprio Cristo é a cabeça e nós somos o corpo. Esta comunhão com Deus, pelo Batismo, é a nossa vocação de filhos amados, sedentos de corresponder a este amor, vivendo uma vida de doação como resposta ao sacrifico deste Deus que nos amou até a última gota do sangue de seu filho.
O que dá o brilho da vocação?
O amor é a excelência da vocação, é de onde vem o brilho de toda vocação. Santa Teresinha do menino Jesus disse ter encontrado sua vocação quando encontrou o amor. Ela disse: “Ó Jesus, meu amor…enfim, encontrei minha vocação, é o amor!”. ¹
Ela viveu o amor e para o Amor, a entrega a Deus em todos os seus dias no Carmelo. Mesmo nos maiores desafios, dificuldades ela colocava o amor a Deus na frente de suas atitudes.
Já descobriu a sua vocação?
Temos alguns tipos de vocações e Deus chama cada pessoa a uma vocação.
Na vocação matrimonial, o homem e a mulher são chamados a se unir e então iniciarem uma família em que irão acolher e educar os filhos que Deus lhes confiar.
Na vocação sacerdotal, os homens entregam sua vida totalmente Deus, morrem para o mundo e vivem para levar o evangelho aos irmãos.
Na vocação ao celibato, a pessoa se entrega totalmente ao amor de Deus em consagração de vida e de serviço a Deus e aos irmãos.
E você? Já discerniu sua vocação? O desejo do coração de Deus para sua vida? No início de março teremos o encontro vocacional aqui na comunidade Pantokrator, fique atento às nossas mídias sociais.
@compantokrator
@compantokrator.cps
Um diretor espiritual poderá ajudar a discernir através da oração e de aconselhamentos qual a vocação a que Deus te chama.
Que Santa Teresinha interceda por nós e por nossas vocações!
Taciane Oliveira Fardin
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator
Referencias:
¹ História de uma alma