Num mundo tão barulhento, cheio de informações e agitações, está cada vez mais difícil silenciar e ouvir a voz de Deus.
Hoje em dia, é quase impossível ouvirmos a palavra “recolhimento”. Somos, desde cedo, inseridos numa cultura onde somos cobrados a fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Nossa atenção quase sempre está voltada para buscar o melhor emprego ou para se formar o quanto antes numa boa faculdade e conquistar os objetivos que talvez nem foram propostos por nós.
O grande problema é que nossa atenção acaba sendo voltada para todas estas coisas e nos esquecemos de ter um bom relacionamento com Algo tão mais importante em nossa vida: Deus.
Isso é muito triste!
As pessoas doam suas vidas incansavelmente para construírem um reino aqui na terra e se esquecem de que existe um verdadeiro Reino preparado para elas. Passam a prestar atenção no barulho do mundo e não ouvem mais a voz de Deus.
Ele sempre tenta Se comunicar conosco e Ele está extremamente ansioso para ser correspondido, como o Pai do filho pródigo estava ansioso pela volta de seu filho à sua casa.
Deus grita ao nosso coração, caro leitor. Precisamos nos recolher, silenciar e ouvir Sua voz.
A voz de Deus…
Deus Se manifesta de várias formas na vida do homem, porém, para conseguirmos ouvir Sua voz, precisamos de uma coisa muito importante: vida de oração.
Vida de oração consiste em dedicar-se, todos os dias, a rezar. Lembremo-nos do que nos ensina a Igreja: “oração é uma conversa entre minha alma e Deus”.
Deus, além de nosso Pai, quer ser nosso melhor amigo. E sabemos que a base de uma boa amizade é a intimidade – Não amamos aquilo que não conhecemos.
Se quisermos ouvir a voz de Deus, devemos buscar ter uma vida de oração constante e firme. Devemos buscar ser íntimos Dele.
Para isso acontecer, devemos nos recolher deste mundo tão barulhento, silenciar nosso coração, conversar e ouvir o que Aquele que nos ama tem para nos falar.
“Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jr7,23).
O Senhor nos ama e sonha com a nossa felicidade, Ele tem um Céu esperando por nós! Não podemos permitir que o barulho do mundo nos atrapalhe nessa busca. Não troquemos o verdadeiro Reino belo e infinito por um reino passageiro e finito.
Não permitas que o barulho do mundo atrapalhe a voz que está sempre gritando em seu coração.
Como Deus fala com Seus filhos?
Além da vida de oração – que é uma conversa entre minha alma e Ele – Deus tenta Se comunicar conosco através de outras formas também. Sejamos atentos:
- Sagrada Escritura – A Palavra de Deus para nós está tão próxima e, muitas das vezes, não a reconhecemos. Se quisermos ter uma vida de oração frutuosa, devemos fazê-la com este Livro que é um presente do Céu para nós.
“Quando rezamos, falamos com Deus, quando lemos a Bíblia, é Deus que nos fala”. (São Jerônimo)
- Pregações e conselhos de pessoas que estão na graça – sabemos que existem algumas pessoas que têm mais dificuldade de se recolher do barulho, pegar sua Bíblia e conversar com Deus.
Para nos ajudar, Deus colocou irmãos em nossa vida que têm esse dom. Estes podem ser instrumentos de Deus para nós. Que também possamos recorrer a eles quando precisarmos.
- Homilia – antes de chegar à comunhão, o momento mais importante de nossa vida (enquanto aqui neste mundo), o padre, em pessoa de Cristo, nos passa o que Deus quer nos dizer naquela Santa missa. Neste momento, toda nossa atenção deve estar voltada para ele. É Deus falando conosco.
- Eucaristia – este é o momento onde nós, pecadores, tocamos Aquele que sempre fala ao nosso coração. Deus está dentro de você! Ele grita e fala em seu coração o quanto Ele te ama e te deseja!
Não podemos deixar passar este momento. Aproveitemos para ter a melhor conversa do mundo com Aquele que tanto quer nossa atenção.
Neste momento, não é necessário haver palavras bonitas, sejamos simples. Como nos ensina Santa Terezinha do menino Jesus: sejamos filhos.
Silencie seu coração, feche seus olhos, permita ser amado por Deus, permita Ele falar tudo o que Ele tem para você.
Deus nos ama de uma maneira ciumenta, isto é, Ele não quer nos dividir com o mundo, ao qual não pertencemos (CF Jo 17, 16). Ele nos quer junto Dele.
Devemos sempre nos preocupar em fazer esta reflexão: “para onde está voltada minha atenção? Estou me esforçando para ouvir a voz de Deus ou a do mundo?”.
Se ainda não estivermos conseguindo ouvir a voz do Pai, que possamos recorrer a Virgem Santíssima, ela, que soube ouvir a voz de Deus e colocar o que foi pedido em prática, com certeza, irá interceder por nós.
Que possamos aprender o que uma vez disse Santa Tereza D’Ávila:
“Nada te perturbe, Nada te espante, tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, Nada lhe falta: Só Deus basta.”
Só Deus basta!
Que Deus abençoe você.
Felipe Andrade
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator