Vida de oração: tão bonito, mas tão simples, uma conversa com Deus que pode mudar a nossa vida e guiar nossos passos! Parece ser tão fácil permanecer em oração, até percebermos que, na verdade, não conseguimos nos manter concentrados nem ouvimos a voz de Deus.
Quando comecei a criar uma vida de oração, notei que não conseguia ter ao menos 5 minutos de uma conversa com Deus. Na verdade, não sabia nem como iniciar ou como seria possível conseguir me manter constante em uma breve oração. Não me mantinha em foco nem ao menos rezando o Terço ou em uma breve oração do dia a dia.
Por isso, estive partilhando com alguns amigos e percebemos que nós temos contratempos semelhantes ao iniciar uma vida de oração: não temos constância, não temos concentração, somos ansiosos e queremos uma resposta de Deus logo. É claro que qualquer pessoa de qualquer idade pode ter as mesmas dificuldades, mas percebo que é muito recorrente para os jovens e adolescentes.
Por que temos essas dificuldades?
Por causa das redes sociais, nós nos tornamos imediatistas, queremos tudo no mesmo momento e muitas vezes acabamos sendo assim com Deus: exigimos que Ele nos dê uma resposta para o que precisamos imediatamente, e do nosso jeito, com nossas vontades. Também por causa desse imediatismo, nós nos concentramos por pouquíssimo tempo e não conseguimos manter uma rotina; e, muitas vezes, deixamos nosso momento de intimidade por último.
E por isso, apontarei algumas dicas que podem ajudar você, querido leitor, a conquistar uma vida de oração e, consequentemente, uma amizade com Deus.
1- Entenda a importância de falar com Deus
Talvez isso pareça óbvio, mas, a partir do momento em que eu entendi essa importância, eu não deixei de rezar mais! Deus espera por você todos os dias, para que você tenha um encontro com Ele da forma mais simples, em sua casa, com alguma leitura de que você gosta ou com o Evangelho do dia. Ele te espera, então não deixe a graça passar!
Iniciar seu dia com Deus fará com que ele seja muito mais louvável e agradável, talvez com muito sacrifício…Mas, ao fim do dia, você perceberá os pequenos momentos em que Deus Se fez presente no seu dia.
2- Estabeleça um horário
Talvez seja difícil para você criar uma rotina, mas comece pelo simples: separe um horário para você parar, para se concentrar e rezar. Se você estuda ou trabalha de manhã, tente acordar um pouco mais cedo para que você consiga ler o Evangelho e refletir sobre ele. Caso haja muita dificuldade em acordar mais cedo que o normal, reze depois de chegar da escola, da faculdade ou do trabalho.
Além disso, escolha um local adequado de sua casa para que você se mantenha em silêncio, para que nada atrapalhe ou desconcentre você.
Depois de algumas semanas de trabalho árduo, você perceberá que você já se acostumou com o horário estabelecido e dificilmente vai deixar de rezar algum dia.
3- Estabeleça um tempo de oração
É claro que, inicialmente, você provavelmente não conseguirá rezar e refletir por muito tempo. Portanto, crie metas: Na primeira semana, você pode tentar 10 minutos de oração; na segunda semana, 20 minutos e assim por diante. Chegará um momento em que você não precisará mais ter um tempo determinado, e se habituará com um certo tempo. Nesse caso, quanto mais tempo, melhor, pois é o seu momento com Deus!
4- Separe sua oração em momentos
Agora que você já tem um lugar e um horário para rezar, como rezar? Simples: se você não sabe por onde começar, separe por momentos. Por exemplo: comece louvando a Deus pela sua vida, pelo seu dia… depois, peça ao Espírito Santo que Ele conduza você durante esse momento de oração; pegue alguma leitura da Bíblia de que goste, ou o Evangelho do dia, e reflita sobre ele. Anote o que mais chamou a sua atenção, o que tocou o seu coração, e depois de um tempo de reflexão, agradeça a Deus pelo seu tempo com Ele!
Esse é apenas um exemplo, mas você pode fazer do jeito que preferir. Muitas vezes, você não conseguirá sentir ou ouvir o que Deus tem para você, mas saiba que Ele nunca abandonará você, e, mesmo nos momentos em que você não sentir, Ele estará ao seu lado.
Agora que lhe dei algumas dicas, vá adiante e tenha seu encontro com Deus! Ele está à sua espera, chamando para que você tenha uma bela vida de oração ao lado d’Ele.
Deus abençoe você!
Catarina Moreira
Vocacionada da Comunidade Pantokrator