- São Marcos era de família judaica, de Jerusalém. Sua família tinha boas condições financeiras.
- Ele não foi um dos doze apóstolos, mas é muito provável que tenha conhecido Jesus Cristo. São Marcos era criança na época em que Jesus morreu e ressuscitou.
- Segundo a tradição, a última ceia e a instituição da Eucaristia aconteceram em sua casa. Acredita-se que também foi lá que Maria e os discípulos estavam reunidos no dia de Pentecostes e receberam a Efusão do Espírito Santo. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um lugar de encontro dos apóstolos e cristãos primitivos, que ficou conhecido como “cenáculo”, que significa “local de reunião”.
- São Marcos era parente de Barnabé e foi companheiro de Paulo em viagens missionárias – “Procure Marcos e traga-o com você, porque ele pode ajudar-me no ministério” (2Tm 4,11).
- Marcos também foi fiel discípulo de Pedro, seguindo com ele para Roma.
- O Evangelho de São Marcos foi escrito em grego, entre os anos 50 e 60. Ele é o menor comparado aos demais e é considerado o primeiro a ser escrito, servido de base para os evangelistas Mateus e Lucas. Expressa um ponto de vista especial e diferenciado de quem acompanhou a paixão e os sofrimentos de Jesus quando era apenas um menino.
- Seu Evangelho descreve as pregações e catequeses de Pedro sobre Jesus. Por esse motivo, demonstra a vivacidade e a simplicidade de uma narração popular, tendo como principal objetivo mostrar o poder e a profundidade de Jesus Cristo.
- As palavras do Evangelho de Marcos – “Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a todas as criaturas” (Mc 16,15) –, conforme explica-nos Papa Francisco, mostram o que Jesus quer dos seus discípulos.
- Após o martírio de São Paulo e São Pedro em Roma, partiu em missão apostólica para Alexandria, no Egito, onde, de acordo com a tradição, foi martirizado entre os anos 68 e 72.
- Suas relíquias se encontram na Basílica de São Marcos em Veneza, Itália, provavelmente levadas por mercadores italianos anos após a sua morte. Desde 1071 até os dias atuais, é venerado como Padroeiro de Veneza. Como foi grande a minha surpresa e profunda a minha experiência de fé, quando em visita à Veneza em 2010, deparei-me com as relíquias de São Marcos Evangelista sob o altar dessa lindíssima Basílica! https://www.venice-museum.com/br/basilica-de-sao-marcos.php
- Veneza é, indissoluvelmente, ligada à pessoa do Evangelista, cujo símbolo, um leão alado, – que traz um livro com a escrita: “Pax tibi, Marce, evangelista meus” (Paz a ti, Marcos, meu evangelista) – se tornou o brasão da cidade, colocado em todos os lugares dominados pela Sereníssima, título dado à República de Veneza. A figura do leão alado também simboliza a relação de São Marcos com João Batista e o Apocalipse.
- São Marcos Evangelista é o Padroeiro dos tabeliões, escrivães, vidraceiros e ópticos. Além da Igreja Católica, é venerado como santo pelas Igrejas Ortodoxa e Copta, que o considera seu Patriarca.
- Sua festa é celebrada no dia 25 de abril.
“Que a exemplo de São Marcos, sejamos fiéis, amigos e companheiros uns dos outros no serviço da evangelização, levando com coragem a Palavra de Deus ao mundo inteiro, despertando nos corações o desejo de conhecer quem é Jesus Cristo.”
São Marcos Evangelista, rogai por nós!
Que o bom Deus nos abençoe!
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
Fonte:
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/04/25/s–marcos–evangelista.html
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-marcos-evangelista/378/102/