A Eucaristia na celebração e na adoração é uma fonte de cura.
No altar quando há celebração da missa, no sacrário na capela, no ostensório quando Ele é exposto… Em todas essas circunstâncias encontramos a Eucaristia e existe uma multidão de anjos adorando o Senhor.
Nos últimos dias o Senhor tem chamado a minha atenção para a grandiosidade desse sacramento, da potência desse remédio que está disponível a nós, está a nosso favor.
A Eucaristia é o próprio Cristo se derramando a nós, uma via certa de cura, um remédio para as doenças dos tempos atuais, doenças não só espirituais, mas também emocionais, psicológicas e inclusive físicas.
EUCARISTIA: REMÉDIO PARA AS DOENÇAS
Há uma corrente de graças que sai da Eucaristia e nos alcança todos os dias, de forma constrangedora. É um remédio gratuito. O Senhor se derrama para cada um de nós todos os dias. É muito forte parar para pensar que nesse momento missas estão sendo celebradas no mundo todo; que o Santíssimo está no sacrário esperando nossa visita, sem falar nas vezes em que Ele está exposto, “sem véu” (normalmente nas igrejas as adorações acontecem às quintas-feiras).
Na celebração
A palavra de Deus que norteia esse derramar de Amor está em João 6, 54-56.
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele“. Os discípulos na época, quando ouviram essas palavras da boca de Jesus, não entenderam muito bem o que isso significava e por isso muitos se retiraram e deixaram de andar com Ele por medo. Eles não tiveram paciência de esperar e compreender o que verdadeiramente significavam essas palavras de Jesus.
O catecismo da Igreja Católica nos diz no parágrafo 1381: “A presença do verdadeiro corpo e do verdadeiro sangue de Cristo neste sacramento, “não a apreendemos pelos sentidos, diz São Tomás, mas só pela fé, que se apoia na autoridade de Deus”. É por isso que, comentando o texto de São Lucas 22, 19 “Isto é o Meu corpo que será entregue por vós” São Cirilo de Alexandria declara: “Não vás agora perguntar-te se isso é verdade; mas acolhe com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é a Verdade, não mente”.
Quando comungamos o Corpo de Cristo, estamos nEle. Ou seja, não há um espaço entre você e Cristo. Há uma união!
POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO
Na Eucaristia, há uma Doxologia que gosto muito, acredito ser a principal, que conclui a Oração Eucarística: «Por Cristo, com Cristo e em Cristo».
O filme de animação chamado “O maior milagre” retrata um pouco a realidade de uma Missa, retrata um pouco sobre essa união, sob o olhar espiritual.
Na adoração
Na adoração, nós homens e mulheres reconhecemo-nos criaturas diante de seu Criador. Reconhecemos a nossa pequenez e a grandeza de Deus, a onipotência do Salvador que nos liberta de todo o mal. Rendemos a Ele nosso louvor (quero deixar a indicação de uma música lindíssima, que me ajuda a entrar nesse mistério de amor, é uma música da comunidade Pantokrator, chamada: O céu pra mim), mas também nosso silêncio em uma profunda prostração, reconhecendo-O como Senhor das nossas vidas.
Você já fez essa experiência de adorar o Santíssimo Sacramento? Como eu disse no início, normalmente a adoração acontece nas igrejas às quintas-feiras, Jesus fica exposto no ostensório. Eu convido você a fazer esse movimento, essa experiência que é salvífica.
Enquanto rezo e escrevo esse artigo, sinto um restituir de Deus pelo seu coração, pela sua vida, pela sua família. Veja: é tudo Dele, Ele É o TODO PODEROSO.
Você que é pai, você que é mãe, vocês portam uma autoridade sobre a vida dos seus filhos e da família.
Você que lê esse escrito nesse momento, saiba, é com você que Deus quer falar. Há uma força, há uma graça que emana da Eucaristia nesse momento, e eu proponho que você faça um movimento, que tenha uma decisão de visitá-lo neste dia que lê esse texto, se esforce!
Coloque toda a sua vida, suas lutas, suas alegrias, tudo o que traz no seu coração nos pés e no coração de Cristo, que pulsa e bate de amor por você! E observe, os frutos que colherá. Tenho certeza que colherá frutos, como paz de Espírito, restituição da fé, ânimo para continuar a caminhada, e mais uma infinidade de frutos.
Não é possível termos um encontro com Cristo e sairmos os mesmos desse encontro. Ele nos transforma.
O AMOR PODEROSO DE DEUS NOS TRANSFORMA!
Entenda como o “Amor Poderoso de Deus” o Próprio Deus que te visita nesse dia.
Espero que esse artigo tenha falado algo ao seu coração, tenha te ajudado de alguma forma.
Acompanhe o canal do Youtube da comunidade Pantokrator para que você possa se fortalecer ainda mais na busca de santidade, nessa intimidade.
Confie que há um Deus que É MAIOR QUE TUDO!
Deus te abençoe!
Ariele Russo
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator