Às vezes, diante da correria do dia a dia, precisamos nos retirar por um momento para refletirmos, pensarmos nos objetivos a serem alcançados, mas mais do que isso, precisamos nos afastar de tudo para ficarmos a sós com Deus, a fim de escutá-lo e discernir sobre os direcionamentos que Ele quer nos dar!
Decida se retirar em meio a toda agitação
Pode ser que você não tenha dificuldade em silenciar e se colocar diante de Deus mesmo diante de toda agitação em sua rotina ou de fazer as coisas de forma automática, mas se hoje isso não tem sido um obstáculo para você, uma hora ou outra, os acontecimentos da sua vida, podem fazer com que o seu olhar se desvie do olhar de Deus ou que a voz Dele seja abafada em sua vida.
Então, sendo possível, busque esse tempo de intimidade maior com Ele e ainda que você não encontre dificuldades hoje, se decida por viver esse tempo.
Faça como Jesus, como vemos: “E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar”. (Mc 6,46)
Ou seja, se afaste de tudo para estar com Ele!
Quando devo me retirar?
Você pode se programar para se retirar e viver esse tempo de silêncio mais profundo, sempre que achar necessário, mas é bom que seja pelo menos uma vez por ano ou especialmente num tempo próximo em que se tenha que tomar decisões importantes, pois assim, tendo um tempo a sós com Deus, poderá apresentar para Ele todos seus medos, inseguranças, dúvidas, alegrias, enfim, todo seu coração e também pedir que Ele te capacite e também te ajude a enfrentar todos os desafios em meio a esse novo.
É claro que Deus pode falar com você a todo momento, mesmo sem você se retirar, mas saiba que através da sua decisão em viver esse tempo e entrega do seu coração, tudo em sua vida será ordenado!
Onde me retirar?
Em nossa Comunidade, esse tempo maior de escuta e intimidade com Deus, onde nos colocamos a sós com Ele é conhecido como “retiro pessoal”. Por isso, muitos de nós, procuramos nos retirar ao menos uma vez por ano para viver esse tempo de escuta de dois a três dias mais ou menos.
Como esse tempo se trata de um “retiro pessoal”, como o próprio nome diz, nos organizamos para irmos sozinhos para um local como casa de retiros, convento ou seminário, por exemplo, onde seja possível ficar hospedado.
Como esses locais geralmente tem capela, jardim e especialmente, muito silêncio, tudo colabora para que possamos de fato nos retirar, vivendo bem esse tempo de oração.
Então, assim como nós, fica o convite para que a partir desta leitura, você procure se retirar para se colocar diante de Deus!
Que Deus te abençoe!
Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator