É possível permanecer alegre diante dos contratempos do dia a dia? Somos capazes de encontrar alegria apesar dos altos e baixos do cotidiano? SIM é a resposta para ambas as perguntas! Mas como manter-se alegre em um momento de tristeza ou de insegurança? É o que você pode estar questionando. Se compreendermos que a alegria não se trata de utopia ou perfeição, nem depende de nossas emoções e sentimentos, podemos experimentá-la e vivenciá-la! Nas linhas abaixo, seguem algumas dicas sobre como cultivá-la no cotidiano.
Deus é a fonte da Alegria!
Deus é o amor e a alegria! A felicidade significa plenitude! Deus é o único Ser pleno e completo em Si mesmo! Portanto, somente Ele é feliz por Si mesmo! (1)
Deus encontra a Sua alegria em Se comunicar! Ele deseja transbordar Seu amor e Sua alegria a nós! É pela fé que temos acesso à alegria de Deus! Se nossos corações estiverem preenchidos dessa alegria do Céu, a nossa alegria não estará condicionada a nada. Assim, seremos capazes de permanecer alegres e serenos seja qual for a situação em que estivermos. Não é alegria de coisas, mas da plenitude de Deus no ser do homem. (2) “… E a vossa alegria seja plena”. (3)
Tenha momentos de encontro com Deus!
Para que acessemos essa alegria divina e sejamos preenchidos por ela é necessário que tenhamos momentos de encontro com Deus. É através da oração e dos Sacramentos que nos aproximamos d’Ele. Quanto mais íntimos formos do Senhor, mais O conheceremos e nos plenificaremos da Sua vida, do Seu amor e da Sua alegria.
“Respondeu-lhe Jesus: “Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna”. Foram palavras de Jesus à Samaritana, diante do poço de Jacó. Somente em Deus, encontramos a fonte da água da vida eterna, serenidade e alegria perenes de que precisamos. Preenchidos da presença e da paz de Deus, alegria do Céu, não ficaremos à deriva das emoções e dos pensamentos que os acontecimentos do decorrer do dia gerarem em nós. Busque o hábito de permanecer em oração por alguns minutos todas as manhãs e você experimentará essa leveza no coração – obra divina em nós!
Alegre-se com as pequenas coisas!
Existe uma frase que aparece com frequência nas postagens na internet: “Nem todos os dias são bons, mas há algo bom em cada dia” (5). Ainda que tenhamos um dia corrido, cansativo e difícil, se estivermos atentos aos pequenos detalhes, certamente nos alegraremos com as coisas simples do cotidiano. Quem não se sente bem depois de “se esbarrar“ com uma pessoa querida na rua, não fica feliz ao comer uma comida gostosa e não se alegra e sente paz na alma ao admirar o sorriso de uma criança ou um belo arco-íris?
Se nos mantivermos em sintonia com o Senhor, cada um desses momentos também se transformará em um verdadeiro encontro com Deus!
Seja grato!
Só aquele que tem um coração grato é alegre e feliz! Sempre há algo por que agradecer!
Cultive o louvor em sua mente e em seu coração. Louve a Deus mesmo nas dificuldades. O louvor faz crescer a nossa confiança em Deus. Ele é sempre Bom e de tudo pode tirar um bem maior! Isso trará paz ao seu coração. Aquele que louva habita a Alegria de Deus!
Que Deus os abençoe!
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
- Retiros e formações – Comunidade Católica Pantokrator
- Retiros e formações – Comunidade Católica Pantokrator
- Jo 15,11
- Jo 4,13-14
- Origem desconhecida