A Fé é um dom de Deus! (Cf. Ef 2,8). E para que nós desejemos esse alimento divino, Deus colocou em cada um de nós uma sede de Si. Essa é uma característica inerente ao ser humano. Ele não se basta. Todo homem e toda mulher têm sede do transcendente, de algo além de si! Deus deseja Se revelar a cada um de nós e essa sede, essa inquietude, é o que nos move a buscá-LO.
Nutrir-se de Deus!
“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15,4-5)
Para que a Fé seja o nosso sustento é fundamental permanecermos enxertados em Deus, alimentando-nos da verdadeira seiva, que é o Espírito Santo. Precisamos estar nutridos de Deus, saciados do Amor divino.
Sejamos cautelosos e prudentes com alimentos que parecem nos saciar, são atraentes, agradáveis e lícitos, mas devem ser “consumidos com moderação”, tais como: redes sociais, entretenimentos, afetos, prazeres, dinheiro e sucesso. Eles não possuem muitas “vitaminas espirituais”, não nos nutrem verdadeiramente e, em excesso, podem prejudicar nossa saúde espiritual.
Fé: alimento cotidiano
A Fé é um dom divino. Porém, para que sejamos sustentados por ela, é necessário buscar fontes diárias de alimento espiritual. O mais importante entre eles é a Eucaristia – o próprio Corpo de Cristo em forma de pão. Cristo Se faz alimento por nós! O Sacramento da Confissão também revigora-nos na Fé!
É, também, através da oração pessoal diária e constante que cultivamos uma vida de intimidade com o Senhor e nos alimentamos da Fé. Essa intimidade com Deus nos faz crescer e amadurecer na Fé.
É essa Fé madura e verdadeira que nos sustentará em todos os momentos de nossas vidas – nas surpresas, nos desertos e nas adversidades – e não permitirá que sejamos subjugados pelos nossos conflitos cotidianos, sejam eles interiores ou exteriores! O justo viverá da fé! (Hb10,38).
Que o Bom Deus nos abençoe!
Adriane Megale
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator