Quantas vezes dizemos que queremos ser felizes? Ansiamos pela alegria verdadeira, mas, muitas vezes, hesitamos em viver aquilo que Deus nos chama a viver. Buscamos sentido para nossa existência, mas tememos renunciar ao controle (,) dos planos que criamos para nós mesmos. No entanto, seremos verdadeiramente plenos à medida que submetermos nossos sonhos e projetos a Deus e tivermos a coragem de confiar em Sua vontade.
Não tenha medo do chamado de Deus
Em diversas passagens da Bíblia, o Senhor nos convida a confiar n’Ele e a não temer. No Livro de Josué, Deus encoraja Seu servo: “Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Js 1,9). O chamado de Deus para cada um de nós pode parecer desafiador e até assustador, mas a certeza de que Ele caminha ao nosso lado deve fortalecer nossa fé. Se Ele nos chama, Ele nos capacita.
Essa promessa de Deus não significa que não enfrentaremos dificuldades, mas que nunca estaremos sozinhos. A coragem que Ele nos pede não é ausência de medo, mas a disposição de confiar n’Ele apesar das incertezas. Quando Deus escolheu Moisés para libertar Seu povo do Egito, Moisés hesitou, sentiu-se incapaz e tentou encontrar desculpas para recusar a missão (Ex 3,11). No entanto, Deus não procurava um homem perfeito, mas alguém disposto a confiar e caminhar pela fé. O mesmo acontece conosco: Deus nos chama a desafios que, por vezes, parecem estar além de nossas forças, mas Ele nos sustenta e nos guia em cada passo. Cabe a nós dar o primeiro passo na confiança de que Ele é fiel para cumprir Suas promessas.
A coragem de renunciar às ilusões do mundo
O mundo nos apresenta inúmeras promessas de felicidade, mas muitas delas são passageiras e vazias. Quantas vezes nos deixamos seduzir por uma ideia de sucesso que não preenche o coração? Pelo desejo de reconhecimento, de bens materiais, de aprovação? No entanto, Jesus nos ensina: “Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?…” (Mt 16,26).
A coragem cristã não é apenas sobre agir, mas também sobre abandonar o que nos impede de viver segundo a vontade de Deus. Isso pode significar abandonar vícios, comportamentos pecaminosos ou até mesmo relações que nos afastam do Senhor. Muitas vezes, essas renúncias nos parecem dolorosas, pois estamos apegados a confortos e seguranças passageiras. No entanto, é na entrega confiante a Deus que encontramos a verdadeira paz. A felicidade prometida pelo mundo é instável e temporária, enquanto a alegria que vem de Deus é duradoura e transformadora. Quando temos a coragem de confiar n’Ele, descobrimos que nada pode se comparar à plenitude de viver segundo Seu amor.
A coragem de seguir Cristo até o fim
Seguir Jesus é uma decisão diária. Ele mesmo nos alertou: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). A vida cristã não é isenta de dificuldades, mas a alegria de viver segundo a verdade e a vontade de Deus é incomparável.
Os santos foram grandes exemplos de coragem. Santa Teresinha do Menino Jesus enfrentou dificuldades e enfermidades, mas jamais deixou de confiar na bondade de Deus. São Francisco de Assis renunciou às riquezas de sua família para seguir o chamado divino. Madre Teresa de Calcutá enfrentou a miséria e a escuridão espiritual, mas permaneceu fiel ao seu propósito. O que esses santos tinham em comum? Uma fé inabalável e a coragem de ir além das seguranças humanas para viver a verdadeira liberdade em Cristo.
Fortalecendo a coragem pela oração e pelos sacramentos
Nossa força vem do Senhor. A oração nos une a Deus e nos enche de confiança para enfrentar os desafios da vida. A Eucaristia nos alimenta espiritualmente, dando-nos força para seguir em frente. A confissão nos purifica e renova nossa coragem. Não podemos caminhar sozinhos; precisamos da graça de Deus para permanecermos fiéis.
Que assim como Maria, nossa Mãe, que diante do chamado do anjo disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38), sejamos também nós corajosos para dizer nosso ‘sim’ ao chamado divino.
Deus nos convida a uma felicidade que não é passageira, mas eterna. Que possamos confiar em Seu amor e ter a coragem de nos abandonar em Suas mãos. Se queremos ser verdadeiramente felizes, precisamos estar dispostos a viver aquilo que Deus nos chama a viver. Porque só n’Ele nossa alma encontra repouso e plenitude.
Que Deus abençoe você.
Érika Tartari
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator