Muitas vezes, imaginamos a santidade como algo inacessível, e os santos são pessoas que nunca pecaram e nunca erraram. Na verdade, é exatamente o contrário! Como São João Paulo II dizia: “Santo não é aquele que não cai, mas aquele que mesmo caindo não desiste de levantar!”. Todos nós podemos alcançar a santidade, mesmo nas coisas pequenas e cotidianas da vida.
Portanto, não pense que o caminho para o Céu é impossível. Com certeza, é um caminho árduo, mas que vale a vida! Como Jesus nos convoca: “Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34-35).
Agora, querido leitor, tome a sua cruz, pois te darei 7 simples passos para que você consiga alcançar a santidade e se aproximar mais de Deus!
1º Passo: Buscar a confissão
O primeiro passo para chegar um pouco mais próximo de Deus , é se arrepender dos pecados e confessá-los ao padre. São Lucas nos exorta: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados” (At 3,19). A confissão sacramental é onde alcançamos o perdão divino, purificamos nossa alma e abrimos nosso coração para a graça de Deus.
2º Passo: Ter uma vida de oração
A oração é o que nos deixa íntimos de Deus, portanto, sempre separe uns minutos do seu dia para ler a Bíblia e conversar com Ele. Pela intimidade com Deus, chegamos mais longe, pois escutamos a Sua voz! Jesus nos exorta em Mateus 6,6: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará”.
3º Passo: Receber o sacramento da Eucaristia
A Sagrada Comunhão é o ápice da vida cristã, pois recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo. Portanto, não deixe de ir à Santa Missa (ao menos aos domingos e festas de guarda) , e não deixe de receber a Comunhão. Para isso, sempre tenha a confissão em dia, pois não devemos tomar o Corpo e o Sangue de Cristo em pecado mortal.
4º Passo: Praticar as virtudes
As virtudes, como a Fé, a Esperança e a Caridade, são a nossa bússola para que alcancemos o Céu. Elas nos guiam para que vivamos de acordo com os ensinamentos de Jesus , e nos ajudam a amar mais a Deus e ao próximo. Portanto, não deixe de praticá-las!
5º Passo: Servir aos que precisam de ajuda
Como dito no 4º passo, as virtudes são extremamente importantes para a vida cristã. Mas há uma mais importante – a Caridade, como consta em 1 Coríntios 13,13: “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade”. Então, sempre mantenha o seu olhar para o outro, pois sempre haverá alguém mais necessitado que você, e sirva a estes com amor, assim como Jesus fez!
6º Passo: Ter uma vida fraterna sadia
Os irmãos presentes em nossa vida podem nos ajudar a alcançar a santidade, desde que eles tenham o mesmo desejo de chegar ao Céu! Rezando, partilhando sobre as tribulações, indo à missa juntos… Enfim, há muitos modos de ter uma vida fraterna sadia e ajudar o irmão a se aproximar mais de Deus, assim como ele pode te ajudar a ser mais próximo do Senhor. São Paulo nos lembra em Romanos 12,10: “Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros”.
7º Passo: Ter perseverança
Por fim, é claro que, para que nunca nos esqueçamos de buscar o Céu, devemos perseverar na nossa vida com Deus. Se nos esquecermos de rezar um dia ou outro, se pecarmos ou não conseguirmos amar o próximo, devemos sempre nos reconciliar com Deus e nos manter perseverantes, pois “Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a perseverança” (Tg 1,2-4).
Depois de ler esse texto, que você nunca se esqueça de buscar a santidade! Que Deus te abençoe!
Catarina Moreira
Vocacionada da Comunidade Pantokrator