A Bíblia é o livro mais lido da história da humanidade. A Palavra de Deus está contida nela e toda a nossa história de salvação. Mas existem algumas histórias que estão na Bíblia que simplesmente parecem loucura e eu vou lhe mostrar.
Elias contra Baal
Esta história conta os tempos do reinado de Acab.
Pois bem, Acab esqueceu os preceitos do Senhor e se corrompeu com cultos a deuses estranhos: Baal era o principal deles. Acab mandou matar todos os profetas do Senhor, e assim foi feito, com exceção de Elias.
O Senhor falou com Elias e o enviou a Acab para avisá-lo de que não haveria chuva naquela região até que ele, Elias, dissesse. Depois disso, partiu para longe. Voltando, tempos depois, Elias encontrou a terra completamente seca e devastada pela fome. Propôs, então, um desafio aos falsos deuses. Reuniu todos os falsos profetas no Monte Carmelo e os desafiou a matarem um novilho. Elias prepararia um, os profetas de Baal, outro, e os colocariam sobre a lenha. O Deus que acendesse fogo nessa lenha seria considerado o verdadeiro Deus.
Pois bem, os profetas de Baal assim fizeram. Dançaram e cultuavam ao redor da lenha clamando a Baal que a acendesse. Como Baal não existe, nada aconteceu. Então Elias disse (essa é a minha parte favorita): “Gritai com mais força, pois (seguramente!) ele é deus; mas estará entretido em alguma conversa ou ocupado ou em viagem ou estará dormindo… e isso o acordará”; caçoando da estupidez deles. Na vez de Elias, ele pediu que derramassem quatro talhas de água em cima do novilho e da lenha; então, orou, pedindo a Deus que acendesse a lenha para que aquele povo O reconhecesse como único Deus e se convertessem, e ela se acendeu. Depois disso houve chuva naquela terra, os falsos profetas foram mortos e o Senhor foi proclamado Deus.
Gosto dessa história porque Elias não teve medo de desafiar a mentira. Quantas vezes nós, no mundo, nos omitimos com medo de coisas que nem tem poder? O único que realmente pode tudo é o nosso Senhor. Nós temos que desafiar os falsos deuses e humilhá-los como Elias, falar aos seus seguidores: “Idiotas! O único Senhor é o meu Deus.”
Anjo gigante do Senhor
Em seu reinado, o rei Davi pecou contra Deus, para variar, mas se arrependeu e foi pedir perdão a Deus. Deus deu 3 possibilidades a Davi para que escolhesse uma em expiação aos seus pecados. Ele deveria escolher entre: 3 anos de fome, 3 meses de ataques inimigos ou 3 dias “em que a espada do Senhor ou a peste maltratariam a terra e o Anjo do Senhor devastaria todo o território de Israel.” Davi escolheu os 3 dias da espada do Senhor, pois preferiria perecer por Deus do que pelos homens.
Aconteceu, então, que Deus enviou o Seu Anjo para que dizimasse Israel. Ao todo, foram mortas 70 mil pessoas. O mais impressionante é que na passagem bíblica (1 Cr 21, 16) esse Anjo é descrito como estar entre o céu e a terra, ou seja, ele tinha o tamanho do céu, era um Anjo gigante com uma espada desembainhada destruindo tudo.
O Senhor se compadeceu do sofrimento do Seu povo e mandou o Seu Anjo parar o massacre. Davi realizou sacrifícios e o Anjo foi embora, basicamente.
Essa história demonstra o poder de Deus. Quão Poderoso é o Senhor! Nós, de fato, não conseguimos mensurar o tamanho de Deus.
Super velocidade de Elias
Quando somos crianças, nós sempre costumamos pensar sobre qual superpoder gostaríamos de ter ou qual super-herói gostaríamos de ser. Eu particularmente, ainda me pego pensando nesse tipo de assunto até hoje. É um passatempo divertido. No entanto, Deus é capaz de nos dar superpoderes de história de heróis, como fez com Elias.
Logo após ter humilhado Baal e ter massacrado os profetas do falso deus, Elias manda Acab ir embora em sua carruagem para Jezrael, pois a chuva estava vindo, e Acab assim o faz.
No entanto, após a chuva ter chegado, a passagem nos diz: “A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, passou adiante de Acab e chegou à entrada de Jezrael.”
Isto é, Elias saiu correndo do Monte Carmelo até Jezrael. Ele não só alcançou Acab, mas o ultrapassou e chegou em Jezrael antes dele. O que é interessante pensar aqui é que Acab era rei, e portanto, tinha a seu dispor carros da maior tecnologia presente até então. Historiadores estimam que Elias percorreu uma distância de 25 quilômetros a uma velocidade de no mínimo 56 km/h.
Com certeza seria bacana se em alguns momentos Deus me desse super velocidade para não ter que ficar pegando vários ônibus de manhã.
Por fim, essas são histórias reais que de fato aconteceram com pessoas próximas ao Senhor. São todas, realmente, muito impressionantes e geram em nós muita curiosidade. No entanto, elas não servem apenas como histórias legais para nos entreter, elas são, na verdade, demonstrações de quão Poderoso é o nosso Deus. Ele é capaz de tudo e não existe limites para as Suas obras.
Portanto, que não sejamos nós que coloquemos limites ao Senhor e que nós O deixemos realizar todas as Suas maravilhas e “loucuras” assim como foi feito nessas histórias.
José Henrique Hissung Botelho de Andrade
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator